NOSSA HISTÓRIA - DISQUE DENÚNCIA BAHIA

O Disque Denúncia (DD) é uma ferramenta de comunicação utilizada pela sociedade e instituições policiais para o enfrentamento à violência. O primeiro do Brasil foi implementado em 1995, no Rio de Janeiro, pela entidade MOVRio, em meio a onda de violência que se instalava pelo Estado. Hoje são mais de 20 unidades espalhados pelo país, entre eles o Disque Denúncia Bahia.


Criado no final de 2005, na estrutura da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), a central telefônica recebe dos cidadãos denúncias de crimes e contravenções e encaminha às informações aos órgãos policiais responsáveis pela investigação. Ao longo de oito anos o órgão construiu um rico banco de dados com registros de casos de violência em toda a Bahia. Mais de 600 mil informações, que auxiliam na resolução das investigações policiais, já foram armazenadas.


Outros trabalhos de interesse público também são desenvolvidos pelo Disque. No ano de 2011, o órgão lançou o ‘Baralho do Crime’ que divulga a foto e informações de indivíduos mais procurados pela polícia, sejam eles criminosos de alta periculosidade ou evadidos do sistema prisional. Desde sua implantação, 52 cartas já foram renovadas, considerando presos e outras situações.


Em 2012, em parceria com a Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP), o site do DD passou a divulgar também fotos de pessoas desaparecidas, com intuito de contribuir com localização dessas pessoas.


O trabalho desenvolvido pelo Disque Denúncia preza pelo anonimato do denunciante, ou seja, em nenhum momento da ligação o cidadão preciso se identificar. E todas as informações recebidas são sigilosas.


@ 2017 - Todos os direitos reservados - Disque Denúncia Bahia - (71) 3235-0000 - 181 | DD181